sexta-feira, 3 de junho de 2011

Manifestação contra o fechamento das escolas compartilhadas





Esse mês as escolas noturnas que funcionam em prédios compartilhados com o município, recebeu a desagradável notícia de que terá que fechar suas portas, escolas que existem a mais de 50 anos, que tem uma história, turmas cheias, alunos interessados e tudo que se espera de uma escola noturna com pessoas que trabalham o dia inteiro. 
A decepção quanto ao fechamento de escolas é que gera em mim uma terrível angústia quanto ao que o governo realmente pretende no que concerne à educação carioca, e brasileira de maneira geral. O Rio de Janeiro teve o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), apenas acima do Piauí, e de alguma maneira misteriosa e sombria, para não dizer esquizofrênica, a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro acredita (o que eles não assumem) que fechando 22 escolas, enfiando duas ou três em um mesmo prédio (que perderá seu nome de origem), além de diminuir a quantidade de instituições fazendo a "tal" prova, melhorará o IDEB e economizará para a construção de novas escolas em 2012, alguém acredita nisso? Estive pensando que alguns vereadores do Rio têm até 40 assessores, ganhando o equivalente ao "aluguel" pago pela Estado ao município pelo uso da estrutura, pensem comigo..., se demitirem apenas 22 desses zilhões de assessores parasitas, como os do vereador que está preso, podemos pagar os alugueis tranquilamente. Não tenho dúvida que essa mudança vai gerar uma evasão escolar, o que ninguém me convence que não seja o objetivo final da Secretaria de Educação.
Nosso sentimento com relação à tudo isso é de ainda temos uma repressão política, como vivemos a anos atrás na ditadura militar. Se alguém souber onde foi parar a democracia, por favor, me diga. Será que em algum momento nesse país soubemos o que significa democracia? Achei que uma democracia era feita através do diálogo, que ao que me consta necessita ouvir o ponto de vista alheio. Um diálogo existe quando estamos abertos a ouvir os outros. É necessário nos abrir ao diferente na tentativa de compreensão. Algum professor ou aluno foi questionado quando ao fechamento das escolas? Não que eu saiba.
Ontem à noite fizemos uma Manifestação de Protesto na frente da Alerj, onde contei a participação de apenas três escolas das vinte e duas..., ou não sei mais fazer cálculo matemático ou 19 escolas não estavam lá para reclamar seus direitos. De qlq maneira, nossos alunos e professores foram, participaram e mostraram o que significa CIDADANIA. 
Obrigada,

Carla 

2 comentários:

  1. É a proposta de "gestão" empresarial da Escola Pública, otimizar, minimizar para lucrar que precisamos sempre denunciar. O processo de "Mcdonaldização" da educação, como dizem os pensadores da educação.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho dúvida disso. Soube que uma empresa de consultoria em educação foi contratada por um valor gigantesco para "melhorar" a educação carioca. Cada dia fico mais indignada com tudo que tenho visto, denunciar sempre!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião.