terça-feira, 14 de junho de 2011

Aula por Celular...




Desde que comecei a dar aulas, percebo uma multiplicidade muito interessante de alunos: os calados, os falantes, os estilo Pânico, os intelectuais, os nerds (o que eu acho maneiríssimo), os que dormem, os que fingem que estão me escutando, emos, nemos, enfim, tudo junto e misturado, adoro isso. Mas hoje durante uma aula sobre Liberdade, que na verdade era uma continuação sobre o que nos impede à liberdade, já tínhamos visto Marx e a alienação, e estávamos em Nietzsche e Freud; a figura dormiu quase a aula toda (ela sempre dorme e várias aulas), eu nunca acordo os dorminhocos, nunca mesmo. Depois que fiz a chamada, quase na hora de ir embora, ela levanta, pega o celular e se posiciona na frente do quadro...fotografou tudo, absolutamente tudo. Acredito que a ideia era que ela teria um conteúdo exatamente igual ao que eu fiz na aula, na verdade...igual, era o meu  giz riscado no quadro...rs. 
A iniciativa da aluna me fez pensar em várias questões, como: o tempo que perdemos copiando no quadro, apesar de em alguns situações ser inevitável e, o quanto a tecnologia nos ajuda ou não. Aprendi em tempos remotos, que quando copiamos nosso cérebro assimila conteúdo, acredito que isso seja verdade..., espero que ela passe isso para o caderno ou que ao menos dê uma olhada no conteúdo do celular...rs! :P
Sou muito democrática em minhas aulas e mostro a noção de responsabilidade que cada um deve ter, mas não exijo que copiem, prefiro que eles se sintam responsáveis e prestem atenção nas coisas que estou falando, nas analogias "malucas" que faço e que, normalmente, percebo que ajudam muito nas suas conexões com a matéria. O bom é que Filosofia gera um universo gigantesco de coisas interessantes e legais para falar e comparar, mais um zilhão de exemplos para que eles nunca mais esqueçam do que aprenderam durante meus míseros 50 minutinhos de aula.

Bjs,

Carla =D




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.