sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vídeo do G1

Manifestação

Manifestação contra o fechamento das escolas compartilhadas





Esse mês as escolas noturnas que funcionam em prédios compartilhados com o município, recebeu a desagradável notícia de que terá que fechar suas portas, escolas que existem a mais de 50 anos, que tem uma história, turmas cheias, alunos interessados e tudo que se espera de uma escola noturna com pessoas que trabalham o dia inteiro. 
A decepção quanto ao fechamento de escolas é que gera em mim uma terrível angústia quanto ao que o governo realmente pretende no que concerne à educação carioca, e brasileira de maneira geral. O Rio de Janeiro teve o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), apenas acima do Piauí, e de alguma maneira misteriosa e sombria, para não dizer esquizofrênica, a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro acredita (o que eles não assumem) que fechando 22 escolas, enfiando duas ou três em um mesmo prédio (que perderá seu nome de origem), além de diminuir a quantidade de instituições fazendo a "tal" prova, melhorará o IDEB e economizará para a construção de novas escolas em 2012, alguém acredita nisso? Estive pensando que alguns vereadores do Rio têm até 40 assessores, ganhando o equivalente ao "aluguel" pago pela Estado ao município pelo uso da estrutura, pensem comigo..., se demitirem apenas 22 desses zilhões de assessores parasitas, como os do vereador que está preso, podemos pagar os alugueis tranquilamente. Não tenho dúvida que essa mudança vai gerar uma evasão escolar, o que ninguém me convence que não seja o objetivo final da Secretaria de Educação.
Nosso sentimento com relação à tudo isso é de ainda temos uma repressão política, como vivemos a anos atrás na ditadura militar. Se alguém souber onde foi parar a democracia, por favor, me diga. Será que em algum momento nesse país soubemos o que significa democracia? Achei que uma democracia era feita através do diálogo, que ao que me consta necessita ouvir o ponto de vista alheio. Um diálogo existe quando estamos abertos a ouvir os outros. É necessário nos abrir ao diferente na tentativa de compreensão. Algum professor ou aluno foi questionado quando ao fechamento das escolas? Não que eu saiba.
Ontem à noite fizemos uma Manifestação de Protesto na frente da Alerj, onde contei a participação de apenas três escolas das vinte e duas..., ou não sei mais fazer cálculo matemático ou 19 escolas não estavam lá para reclamar seus direitos. De qlq maneira, nossos alunos e professores foram, participaram e mostraram o que significa CIDADANIA. 
Obrigada,

Carla 

terça-feira, 3 de maio de 2011

Pré-Vestibular de "Grátis": Galera do 3º ano, olho aberto!!

PRÉ-VESTIBULAR PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL
A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), está com inscrições abertas até o dia 16/05 para o processo seletivo do Pré-Vestibular 2011. São 3.600 vagas destinadas a alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular ou 4º ano do Curso Normal na rede estadual de ensino.

Clique aqui e confira o edital.

O curso será realizado em 43 polos, espalhados por todo o estado. Veja os polos e o número de vagas para cada localidade.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI.
Fique atento! Após realizar a inscrição, o aluno deve encaminhar os seguintes documentos para um dos polos, conforme orientações do edital:
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da carteira de identidade ou carteira de trabalho ou certidão de nascimento;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Texto escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração o interesse no Pré-Vestibular Social e tratando da história pessoal como estudante e planos futuros;
  • Cópia dos comprovantes dos rendimentos dos candidatos e dos residentes no mesmo domicílio;
  • Cópia integral da conta de energia elétrica mais recente. 

O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: triagem da documentação; análise de situação socioeconômica do candidato e dos demais residentes no mesmo domicílio; avaliação do histórico escolar e de projetos acadêmicos desenvolvidos pelo aluno. O resultado estará disponível no dia 03/06 e a confirmação da vaga será até o dia 06/06, no site da Seeduc.
As aulas, que vão do dia 11/06 a 16/12/2011, serão das disciplinas de  Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Inglês. Os alunos receberão gratuitamente dois livros de cada matéria e contarão com serviço de tutoria a distância, de segunda a sexta das 9h às 21h. Clique aqui e veja o calendário das aulas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sei Mais Física. FIQUEM DE OLHO!!!!!!

Sei Mais Física: alunos podem se inscrever no curso preparatório da UFF e concorrer a bolsas e netbooks!
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Alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino podem se inscrever no projeto "Sei Mais Física" até o dia 12 de maio. São 100 vagas para o curso presencial, que conta com aulas de reforço em física, matemática e redação voltadas para o vestibular para a licenciatura em Física na Universidade Federal Fluminense. As aulas serão ministradas aos sábados, de maio a novembro, no Instituto de Física da UFF.

A edição 2011 do projeto vai distribuir bolsas e netbooks para os participantes. O processo seletivo para bolsistas acontece no dia 14 de maio. Para mais informações, acesse o site www.seimaisfisica.com.br ou ligue para (21) 3449 8032.

sábado, 2 de abril de 2011

Jean-Paul Sartre e o Existencialismo

Entendendo o Existencialismo



1) Para o Existencialismo as coisas existem sem que sejam reguladas por essências ou leis gerais de ser. As essências são criadas, posteriormente, pela atividade mental, porque é próprio da estrutura mental atribuir caráter lógico à realidade, sendo assim, a existência precede a essência.

2) O existencialista condena a aceitação do sofrimento (como ocorria nos dogmas da Igreja) para a vitória final, pois, não se sabe o que haverá no final das contas, o que importa é a existência no cotidiano.

3) Para o Existencialismo é importante que o homem transcenda existencialmente, ou seja, que ultrapasse as influências e os condicionantes impostos pela sociedade e passe a existir individualmente. Mas a transcendência só ocorre a partir da coexistência, ou seja, existir compartilhando o mundo com os outros, o homem não se realiza vivendo isolado. "É impossível ser feliz sozinho"...rs!

4) A existência vista pela ótica do Existencialismo é você agir todos os dias deliberando sua vontade, suas decisões.

5) Fora da existência o homem não seria nada, só restaria a essência, mas o existencialista não acredita em outra coisa além da existência.

Jean-Paul Sartre (1905-1980)

        Sartre foi um filósofo existencialista, ou seja, ele acreditava que a existência precede a essência. A essência é o que faz com que uma coisa seja o que é e não outra coisa, por exemplo, a essência da cadeira é ser uma cadeira e não uma mesa, Carla sou eu e não Patrícia ou Paulo.
      Mas ter essência, pressupõe que existe uma natureza humana, que o homem já teria uma certa determinação, mas o nosso querido estrábico francês não acreditava na idéia de natureza humana, para ele, o homem existe, surge no mundo e só depois se define; sendo assim, a essência NÃO precede a existência. O homem é antes o PROJETO do que decidiu ser, ele é o que projetar ser. 
*Curiosidade: A foto abaixo foi idéia de um fotografo quando viu Sartre caminhando e projetando sua sombra, seria exatamente a idéia de que é o homem projeta mais adiante o que deseja ser e fazer de si mesmo.

         A palavra PROJETO significa ser lançado adiante. EXISTIR significa para "fora". Apenas o homem existe porque o existir do homem é um "para-si", ou seja, sendo consciente, o homem é um "ser-para-si" pois a consciência é auto-reflexiva, pensa sobre si mesma. A consciência do homem o distingue das coisas e dos animais, que são "em-si", ou seja, não são conscientes de si, não são capazes de se auto-examinarem. Se o futuro do homem está em aberto e disponível, "o homem está condenado a ser livre". 
Comparando o Para-si e o Em-si... Pq somos diferentes de um repolho? Hã? 



 Para-si                                                                                                         Em-si

Enjoy thinking...

Abraços,

Carla  =)